Grupo Casoto explica o porquê atletas que estavam no auge da carreira acabaram entrando no submundo das drogas e do alcoolismo.
O sombrio mundo das drogas afeta também os jogadores de futebol. Uma série de atletas e ex-atletas já se envolveram com substâncias proibidas, acabaram pagando caro por isso, mas deram ou ainda buscam a volta por cima.
O dependente químico jamais vai assumir que é dependente, até porque você se envolve com a droga numa força tão grande. Você pensa ‘eu paro quando eu quiser, quem está comandando sou eu’.
Na verdade, não é você quem está usando a droga, é a droga que está usando você”, afirmou. A sociedade ainda não é muito esclarecida sobre o problema. Ela não sabe o que é dependência química, não tem noção dos danos que ela pode causar.
Segundo Fernando Casoto, o tratamento do dependente químico é realizado de forma individualizada, por meio de diversos profissionais da saúde em suas múltiplas áreas. Esses médicos se unem aos amigos e à família do paciente e trabalham em conjunto na recuperação desses indivíduos.
O tratamento é feito preferencialmente por uma abordagem de uma equipe de saúde com múltiplos profissionais e envolve apoio farmacológico e psicoterapêutico. Neste processo os profissionais de saúde se aliam ao grupo social (familiares, amigos e outros) e ao indivíduo trabalhando do problema de forma individualizada.
Existe uma série de fatores que pode levar um atleta as drogas, desde uma pré-disposição ao vício, como uma perda significativa (divórcio, perda de um familiar), um episódio estressor (uma contusão), além de outros atravessamentos emocionais (perda de títulos, contratos) por isso, é importante conhecermos a história deste atleta, porque cada um tem uma história de vida diferente – destacou o psicólogo, e em seguida completou.
Acredito que os familiares é uma base de extrema importância para o atleta e sua saúde emocional, pois é no início de sua vida e no seio familiar que desenvolve as suas crenças e esquemas mentais.
Essas crenças e esquemas nortearão a vida deste atleta tanto positivamente como em alguns casos negativamente, a família é um dos agentes modeladores comportamentais , por isso, se o atleta tiver uma família saudável (não quer dizer sem problemas), poderá ajudá-lo a ficar longe das drogas, assim como, recuperá-lo também.
A verdade é que com a facilidade que o dinheiro que os atletas ganham a atenção deve se redobrar ao seu círculo de amizades, e muitos acabam perdendo sua carreira, família e até estarem nas ruas perdendo tudo que o esporte lhes deu.
Clínica de Recuperação Grupo Nova Vida www.gruponovavida.com.br