Alec Baldwin será acusado de homicídio involuntário após disparar uma arma no set de “ Rust ”, resultando na morte da diretora de fotografia do filme, Halyna Hutchins . A armeira do filme, Hannah Gutierrez-Reed , responsável pela segurança das armas no set, também enfrentará acusações.
Os promotores do Novo México acusaram Baldwin de duas acusações de homicídio involuntário. Eles afirmam que Baldwin deveria ter verificado a arma que estava manuseando e que nunca deveria tê-la apontado para uma pessoa. “Você não deve apontar uma arma para alguém que não está disposto a atirar”, disse Mary Carmack-Altwies , promotora distrital do condado de Santa Fé. “Isso vai para os padrões básicos de segurança.”
Baldwin foi produtor e ator principal de “Rust” e negou a culpa desde o acidente. “Alguém é responsável pelo que aconteceu, e não posso dizer quem é, mas sei que não sou eu”, disse ele em entrevista à TV no ano passado. Baldwin afirmou que estava seguindo as instruções durante o set, incluindo para onde apontar a arma; quando a arma disparou, Hutchins foi morto e o diretor do filme, Joel Souza, ficou ferido.
Após a divulgação das acusações, o advogado de Baldwin compartilhou uma declaração afirmando que as acusações seriam contestadas e que Baldwin não era culpado. “Esta decisão distorce a trágica morte de Halyna Hutchins e representa um terrível erro judiciário. O Sr. Baldwin não tinha motivos para acreditar que havia uma bala viva na arma – ou em qualquer lugar do set de filmagem. Ele contou com os profissionais com quem trabalhava, que lhe garantiram que a arma não tinha munição real. Lutaremos contra essas acusações e venceremos”.
Após o incidente, o set de filmagem recebeu vários processos, incluindo acusações de membros da equipe alegando que a produção não estava seguindo os protocolos de segurança adequados. Os membros da equipe também alegaram que o filme tinha restrições orçamentárias, o que resultou em funcionários realizando vários trabalhos.