O orgão jazz trio paulista Du Rompa Hammond Trio, lançou nesta sexta-feira (2), o single “O Sumiço das Vacas”. Tendo o orgão Hammond como elemento central, o grupo adianta o que está por vir no álbum “O Beijo da Serpente”, produzido por Matheus Tagliatti, com lançamento previsto pelo selo Blue Crawfish Records para 13 de setembro.
“O Sumiço das Vacas”, de acordo com o compositor Du Rompa, integra o terceiro ato do enredo musical de “O Beijo da Serpente”, segundo disco do trio. “A faixa foi composta a partir do mito de Hermes, da Grécia antiga, diante do contexto em que ainda bebê, prodigiosamente rouba as vacas do deus Apolo sem ser percebido.
Aliada ao mito citado, a música foi inspirada no arquétipo planetário de Mercúrio, que tem como características a jocosidade, a conexão espiritual, a astúcia e a cura”. O artista revela ainda, que o single, que conta com a participação especial de Claudio Caldeira no sax tenor, carrega influências musicais de artistas como Mutantes, Joshua Redman, Yes e Emerson Lake & Palmer.
Além de Du Rompa, o trio é formado pelos músicos Daniel Zivko na guitarra e Leo Luca na bateria. A banda, fundada em 2018 e sediada em Piracicaba, interior de São Paulo, busca inspiração no soul jazz, blues e na funk music americana, além das diversas variantes de música afrobrasileira, tropicália, e o rock psicodélico e progressivo dos anos 60 e70. Rompa conta que suas influências passam por Dr. Lonnie Smith, Medeski, Martin & Wood, The Meters, Yes, Novos Baianos, Chico Science & Nação Zumbi, Luiz Gonzaga, Azymuth e Hermeto Pascoal. Ele completa: “Somos um formato de órgão jazz trio, típico da música negra norte americana e raro no Brasil, porém nossa sonoridade é bastante inusitada, tendo nossas raízes da música brasileira como grande ponto de autenticidade, aliado às diversas vertentes que consagraram esse fantástico instrumento que é o órgão Hammond”.
Ouça “O Sumiço das Vacas” no seu tocador preferido:
https://onerpm.link/623364485010