Roraimenses são convocadas para representar o Brasil na Copa Pacífico de Natação

Portal do Artista 3 de outubro de 2025
Roraimenses são convocadas para representar o Brasil na Copa Pacífico de Natação

O Braçadas do Futuro segue impulsionando a natação de alto rendimento em Roraima. No final de setembro, três integrantes roraimenses, que pertencem à equipe da Aquática Marinho (@aquaticamarinhorr), foram convocadas pela Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA) para representar o Brasil na Copa Pacífico de Natação. A competição será realizada em Cochabamba, na Bolívia, entre os dias 10 a 16 de novembro.

O trio convocado é composto pela nadadora Kathleen Manoella Amaral, de 18 anos, a fisioterapeuta Aymê Nobre e a coordenadora técnica da natação feminina, a professora Teca Marinho.

A jovem atleta integra o projeto Braçadas do Futuro, que há cinco anos conta com patrocínio do Banco da Amazônia.

O projeto é destinado ao treinamento regular de natação em águas abertas, com foco no alto rendimento, e beneficia 200 atletas e paratletas de Boa Vista (RR). 

Kathleen vai disputar na Bolívia pela terceira vez. Ela soube desta convocação na etapa de Fortaleza (CE), em junho, onde conquistou o segundo lugar na categoria júnior 2. A nadadora relata que foi justamente essa colocação que garantiu a sua vaga no sul-americano juvenil.

Para Kathleen, o apoio financeiro do Banco da Amazônia tem um papel fundamental para possibilitar a participação dela em competições nacionais e internacionais, como a Copa Pacífico de Natação na Bolívia. 

“O patrocínio do Banco da Amazônia é essencial para que eu consiga participar dessas competições internacionais, conseguir representar o meu estado e o meu país internacionalmente. E isso só mostra como o Banco da Amazônia acredita no potencial dos atletas e na importância do esporte na vida das pessoas”, destaca.

Em junho de 2025, Kathleen foi a única atleta do projeto convidada a integrar a Seleção Brasileira de Natação. Ela também foi a única representante da Região Norte nas provas de águas abertas do time Brasil.

Teca Marinha ressalta que a convocação da equipe demonstra “que o trabalho, em algum momento, nos dará o retorno de anos e anos de dedicação, treinando, trabalhando e estudando”. Ela reforça, ainda, a importância do patrocínio do Banco da Amazônia para estimular a longevidade do projeto roraimense. “Quando se acredita e investe, podemos sonhar em ter grandes conquistas.  O Banco da Amazônia acreditou no nosso trabalho e por isso há 5 anos estamos com este patrocínio”, diz.

A Copa Pacífico de Natação é organizada pela Confederação Sul-americana de Desportos Aquáticos.

Projeto Braçadas do Futuro – Boa Vista

Com o projeto, os atletas têm oportunidades de participação em eventos oficiais de níveis regional e nacional. A iniciativa atende desde crianças a partir de sete anos até jovens e adultos, incluindo um atleta master, de 65 anos.

Todos os integrantes do Braçadas do Futuro são apoiados com o suporte financeiro do banco para manter a rotina de treinos e competições.

Patrocínio do Banco da Amazônia

O Banco da Amazônia tem como compromisso fomentar a inclusão social e apoiar iniciativas de sustentabilidade. Além disso, a instituição também investe no fortalecimento do esporte na região.

Somente no primeiro trimestre de 2025, o banco destinou R$ 3,4 milhões a projetos esportivos, ambientais, sociais, culturais e de exposições na Amazônia Legal, conforme dados do Relatório da Administração referente ao período. 

As seleções para receber patrocínio do banco ocorrem por meio de editais públicos. Os atletas selecionados uma vez podem realizar uma nova inscrição no ano subsequente. 
 

Pixel Brasil 61

Compartilhe este artigo
Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *